-
Arquitetos: O-OFFICE Architects
- Área: 2662 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:O-office & Maurer United
Descrição enviada pela equipe de projeto. Conversão em arquitetura não trata apenas de preservar a história e o espaço físico. Renovação arquitetônica é, também, mais que reciclar antigos edifícios, adequando-os a novas funções. A reconversão da antiga Guangdong Floating Glass Factory é uma experiência de redescobrir a existência espacial perdida através de um estudo arquitetônico sobre relíquias industriais contemporâneas. Esperamos novas possibilidades para a arquitetura e o urbanismo nas cidades chinesas contemporâneas.
O silo ocupa o centro de um complexo fabril de 4 hectares e está implantado entre o centro de produção e o depósito de areia. O edifício de 78 metros de comprimento é composto por três partes: dois silos metálicos estreitos - de 5,4 metros de diâmetro - no limite oeste; quatro silos de concreto de 14 metros de diâmetro, no centro; e, no limite leste, uma torre retangular de transporte vertical.
O estudo dos espaços internos serviu basicamente para conferir os desenhos, já que os espaços internos dos silos eram inacessíveis durante a fase de projeto. As plantas e cortes simétricos de um edifício puramente funcional e eficiente revelaram, surpreendentemente, uma enigmática relação com algum tipo de construção religiosa. Esta experiência espacial literal sobre o papel seduziu continuamente os arquitetos a desvelar e intervir nas sombras ocultas.
Buscamos introduzir uma rota particular no gigantesco artefato industrial. Uma série de instalações espaciais leves, transparentes e abstratas foram implantadas no antigo edifício. Pontes, rampas, escadarias, varandas e divisórias foram construídas para articular os espaços originais, todas intervindo de forma leve, silenciosa e moderada.